ESTOU PARTICIPANDO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIO EM TRÊS TEMPOS

Por Nerval Pedro Pires da Silva

PRIMEIRO TEMPO
Encontrei por acaso o Caetaninho na avenida, e aproveitei a oportunidade para arguí-lo do porquê de não terem pintado as escadarias desta . Sugeri a ele então que desse uma olhada naquela coisa feia sendo mostrada aos turistas. Com aquela gentileza característica que sempre me distinguiu, respondeu que já estava sendo providenciada a tinta para dar início àquele trabalho - o que de fato ocorrera horas depois.
Todavia, fiquei deverasmente intrigado, com o fato de terem iniciado o serviço a partir da Liga de Defesa Contra Tuberculose até a esquina da Dr. Rebouças, e deixarem de fora as escadarias da Igreja de São Benedito e as outras menores ao seu lado direito.
Coincidência ou não, eis que torno a me encontrar com ele mais tarde e, pergunto-lhe do porquê dessa medida excludente? Com espirituosidade, desta feita brinquei - se não seria por acaso descriminação pelo fato do santo ser negro? Eis que a resposta veio imediata - que a medida seria abrangente a todas as escadarias da avenida, mas, mais pelo fato do pároco não ter permitido, o trabalho não pode ser concluído.
SEGUNDO TEMPO
Ao ouvir essa resposta, cheguei a seguinte conclusão, que então, diante dessa medida inusitada, ficava clara e sacramentada a descriminação por parte do próprio pároco - pois quais seriam outros motivos para não se permitir essa melhoria de visual, logo na frente daquele santuário?
As conclusões ainda seguem em frente, com a acentuada verossimilhança que se distingue esse governo no fato de haver mais caciques que índios. Afirmam ainda alguns promovedores de opiniões, que quem menos manda é o próprio alcaide e que não esboça nenhuma reação de autoridade, diante de inúmeras eminências pardas a dirigir seu governo, senão vejamos: comenta-se na boca pequena que a sua prima bateu o pé e exigiu uma secretaria e está lá.
Que o Vanhoni impôs duas secretarias para o seu partido - o PT, e fez valer a sua autoridade, muito embora, não levando muito a sério esse negócio obsoleto de capacidade e de competência em seus afilhados, afinal quem tem um presidente semi-analfabeto e um partido da espécie deste é fácil compreender essas coisas.
Que há fortes rumores de uma eminência parda no circuito Antonina/Brasília e vice-versa, e que já começam a aparecer os primeiros questionamentos sobre quem paga as passagens aéreas?
Que alguns dos secretários do Canduca compraram os devidos cargos que ocupam mediante ajuda financeira em sua campanha – é o toma-lá-dá-cá, muito em voga na política antoninense. Ouvi falar também que tanto o Dalton quanto o Jairo, investiram juntos, entre 40 a 60 mil reais no caixa de campanha. E que o vereador Luiz Polaco jogou pesado também não deixando por menos, juntamente com o Juarez Morais, tudo em torno de 40 a 60 mil reais. Agora estamos sendo informados embora um pouco tarde, que outros, embora com contribuições menores, também injetaram grana no bolso dele.
Poxa! Uma coisa que eu não entendo, é que há um mês antes das eleições, sugeri ao Caetaninho que se transferisse o escritório de campanha de onde se encontrava para o antigo Cruzeirão.
O próprio Caetano argumentara na ocasião que não tínhamos dinheiro nem para pagar aluguel, e, no entanto, o bolso do Canduca estava recheado! Para onde foi essa grana toda? Perguntar ofende? Se o próprio deputado André Vargas contribuíra com quase todo o material de campanha, inclusive, com as pesquisas de opinião pública efetuadas mês a mês pelo Instituto Sonda?
TERCEIRO TEMPO
Segundo informações lá de dentro do núcleo do poder - entre aspas – o André Vargas já está sendo inapelavelmente descartado pelo Canduca, que já pensa em apoiar o Vanhoni nas eleições do ano que vem. Afinal, nesse imbróglio todo, como fica a situação dste deputado, vão descartá-lo mesmo? O que nós sabemos de concreto, é que esse Vanhoni deste PT, só apareceu por aqui já no final da campanha, assim mesmo quando já se tinha a certeza da vitória do Canduca.
Não é ofensa perguntar como fica o frangolão diante desse quadro armado pelo PT baixo, ou deve estar pagando o preço por sua postura antiética perante os homens realmente sérios e competentes alijados desse processo de escolha, do qual ele deve ter sido partícipe nessas decisões.
E, da maneira que as coisas estão andando, presume-se que os caros leitores terão muitas surpresas pela frente, mas não se assustem não, pois o que começa errado, a tendência é terminar dessa forma.
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

5 comentários:

Caetano disse...

Nerval, quanto a pintura da escadaria da igreja, não foi proibido pelo pároco e sim por um membro da igreja junto ao pintor Givanildo.
E, quanto a mudança do comite de campanha me foi passado na época que realmente não tinha dinheiro.
Nerval, pela última vez vou lhe dizer: entrei na campanha pensando única e exclivamente na minha querida Antonina e nas minhas crianças, pois não quero que no futuro elas me perguntem, se fiz alguma coisa e eu não tenha o que responder.

Um abraço e fica com "DEUS" !

Caetano disse...

Reginaldo, por que não foi postado o meu comentário ?

Obrigado

Reginaldo Gouvea disse...

Caros amigos Ery e Caetaninho, desculpa pela demora em postar seus comentários, são exatamentes 11:00 de segunda feira 02/03/2009, por estar com um dos meus baixinhos doente, o meu filho Reginho, passou esse fim de semana muito mau, esta com princípio de bronquite, estava até poucos instantes no Hospital Pequeno Principe no acompanhamento dele.

Ery talvez você não me conheça direito, sobre o comentário sobre a reflexão que devo fazer, eu às faço todos os dias, e cada dia aprendo muito, aproveito para fazer análises, se estou no caminho certo ou não.

A respeito do comentário do Nerval, é ele quem responde pelo que escreve, não irei me fugir porque também tenho culpa se alguém se sentir ofendido por qualquer tipo de comentário, pois o Blog é de minha responsabilidade.

Não sou contra ninguém do governo Canduca, quero que Canduca acerte em quase tudo, gosto muito do nosso Prefeito, torço por ele, e em minhas orações nossa cidade esta sempre presente, juntamente com seus administradores, pois é aqui Antonina, que pretendo terminar de criar meus filhos.

Boa semana a todos...e mais uam vez me desculpem pela demora.
Reginaldo Gouvea

Bacucu com Farinha disse...

Estou esperando 6 meses, aí irei me pronunciar...

Antes, perguntar não ofende a ninguém.

Sobre a volta da Maria Fumaça e a entrevista mentirosa da secretária de turismo a rádio Serra do Mar?

E a carta de anuência para a liberação das pesquisas, eu disse liberação das pesquisas, entenderam, é li-be-ra-ção das pes-qui-saasssss, referente a mina de ferro em Antonina?

E o e.mail que eu passei referente a empresa Eólica, que gostaria de se instalar em uma cidade litorânea?

E a tal auditoria do governo passado, a qual foi cantada em prosa e verso?

O único problema do Nerval, é que ele acredita nos homens, este é o problema, ele teima em acreditar.

Bom, não foi por falta de aviso.

Um abraço Reginaldo.

Neuton Pires

Reginaldo Gouvea disse...

Caro Neuton,
Estou no aguardo, concordo contigo, 6 meses já dá para saber bem para que lado o vento estará soprando.

Desejamos ao Prefeito coerência nas tomadas de decisões, que saiba ver o lado povo de Antonina.

Canduca lembra muito bem de um artigo que fiz, muito bem antes de ele se eleger, pensar no POVO é esencial.