Tá aí um assunto que deixa qualquer político (os políticos de carteirinha) de cabelo em pé, é só falar nessa palavrinha mágica (PRESTAÇÃO DE CONTAS), que dá dor de barriga em todo mundo.
O assunto da semana em quase todos os Blogs da Cidade era o julgamento das contas das Ex-Prefeita Munira Peluso, exercícios 2001/2002, estamos em 2011 acredito que seja pouco tempo para se julgar algo, deixa para depois de 2012 o que acham da idéia?
Eu só queria que alguém me explicasse por que se demora tanto para julgar as CONTAS de um EXECUTIVO MUNICIPAL, o que há de errado?
Para que serve o LEGISLATIVO MUNICIPAL? Quase 9 anos para fazer a apreciação das CONTAS de um Executivo que já foi embora faz tempo.
Neste meio já está passando o 2º Prefeito em nossa cidade após a ERA MÔNICA.
Se fomos levar em conta o raciocínio que não é lógico e sim medíocre, a pergunta que faço : Em qual ano será julgada as CONTAS da Gestão 2008/2012? Estava esquecendo e a Gestão 2004/2008, alguém tem notícia?
Se leva quase 9 anos para jugar uma gestão de 2000/2004, imagina só a 2008/2012.
Não estou aqui fazendo nenhum pré julgamento aos nobres Edis e sim criticando um fato que pontual e relevante. Se não querem ser criticados procurem outro emprego me perdoem, quem exerce cargo público tem que conviver com isso, quem paga vocês? A bomba um dia iria explodir e alguém teria que detoná-la. Quero parabenizar o nobre Edil Márcio Balera que no exercício das suas funções fez juz a cargo que ocupa, parabéns Marcio continue sempre assim.
Mas voltando ao assunto estou julgando sim o SISTEMA OPERACIONAL GOVERNAMENTAL FRACASSADO, a sociedade já está tomando uma atitude a gente não aguenta mais, pois não é mais admissível compactuar com isso, ainda mais na era DIGITAL se levar 9 anos, coisas quem em meses se faz, claro que é só trabalhar que as coisas acontecem, mas no EU S/A isso não é permitido, o verbo trabalhar não existe.
Querem brincar com a nossa paciência ou não? Será que somos idiotas ou cúmplices de tudo, fico com a 2º opção, enquanto os bons dormem e cochilam os maus fazem vigília e governam.
Porque não simplificamos tudo, pegamos como exemplo a Receita Federal do nosso país quando se fala em DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, mais DOR DE BARRIGA para aqueles que devem. Alguém já viu a DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA pular de ano em ano, ou levar 9 anos para te julgar em seus rendimentos e gastos? É óbvio que ninguém viu e nem verá.
Hoje na minha opinião o sistema de gerenciamento dos nossos poderes é favorecedor destas situações, é um descaso total como o povo que paga seus impostos direta ou indiretamente.
Tem Edil que assistiu o Governo da Sr.ª Munira quietinho e está até hoje com mandato.
Precisamos de Legislativo ou não? Essa é para uma boa reflexão.
4 comentários:
Reginaldo, só gostaria de esclarecer que a demora não pode ser apenas colocada ao Legislativo, pois o maior tempo de espera é na tramitação no tribunal de contas. Só par citar exemplos a conta de 2001 (próxima na pauta de julgamento), somente em 2008 foi enviada a Câmara Municipal. As contas da gestão do prefeito Kleber (2005/2008) ainda nem sequer tiveram analise definitiva pelo TC e sabe-se quando irão ser enviadas para a Câmara. Reconheço as deficiências do Legislativo como você asseverou, mas não posso concordar e essa é a motivação da minha manifestação, que a morosidade para o julgamento seja delegada única e exclusivamente ao Legislativo. No que depender de mim provocarei a edilidade no que for de sua responsabilidade, pelo menos enquanto tiver mando para isso.
Um grande abraço.
Agradeço pelos esclarecimento, mas pergunto para você Vereador Marcio, será que não está na hora de mudar esse SISTEMA, já que os de cima não dão exemplo algum. Para quê TCE, acredito que os nobres vereadores deveriam cobrar mais este ORGÃO, pois através da cobrança há uma resposta ou talvez uma mudança por parte do mesmo.
Abraço
Reginaldo
Reginaldo, essa regra esta gravada na Constituição Federal, artigo 31 e parágrafos, portanto a mudança é muito difícil. O grande problema no meu sentir é a maneira como se procede até a decisão do TCE. Não raras as vezes que o direito de defesa (que sempre deve ser garantido para preservação do estado democrático de direito) é elastecido demasiadamente o que acaba beneficiando aqueles mal políticos que fizeram uma má gestão e acabam com certos posicionamentos obtendo decisões favoráveis. Como o veredito final fica para a Câmara, a tônica da questão é mais ou menos, assim:"pega que o filho é teu". Acontece que 99% das Câmaras no Brasil não dispõe de um aparato humano capaz de fazer uma avaliação minuciosa dos processos, onde mais uma vez se abre brecha aos maus políticos. Isso se dá ou pela falta de conhecimento de quem vai analisar o processo ou pela falta de condição financeira se ter nos quadros da Câmara profissionais capazes de auxiliar os agentes no julgamento. Agora creio que bem ou mal a Câmara tem que cumprir sua responsabilidade. Críticas sempre vão existir, isso faz parte da vida do agente político e quem não concordar com isso, na minha opinião, tem que mudar de rumo.
Um grade abraço.
Meu Caro Marcio, a situação é dificil mesmo, mas não devemos desistir, como coloquei no meu texo O SISTEMA GOVERNAMENTAL GERENCIAL É ARCAÍCO e FRÁGIL e aí concordo que os POLÍTICOS DE CARTEIRINHA se prevalecem da situação. Precisamos lutar, o nosso pais só será melhor quando unirmos força contra aqueles que se prevalecem desta situação.
Grande abraço e feliz dia dos Pais.
Postar um comentário