ESTOU PARTICIPANDO

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VOCÊ SABIA?

Congresso discute divisão de sete Estados.

Se todos os projetos para redivisão da Federação que tramitam no Congresso Nacional fossem aprovados, o Brasil contaria com 40 Estados e Territórios (hoje o Brasil é formado por 26 Estados e o Distrito Federal). A informação é do site “Correio do Brasil”, que, com informações da Câmara dos Deputados, lista os Estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

No domingo, os eleitores do Pará rejeitaram, em plebiscito, a criação dos Estados de Tapajós e Carajás.

De acordo com “Correio do Brasil”, um dos projetos mais avançados é o que cria o Estado de Gurgueia, cujo plebiscito já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (dependendo de votação no Plenário, antes de seguir para o Senado).

A nova unidade incluiria mais de 50% do território do Piauí.

A capital seria instalada no município de Alvorada de Gurgueia, cuja população em 2010 era de 5.050 habitantes, segundo o Censo do IBGE.

Um dos grandes defensores do projeto foi o ex-senador Mão Santa, do PMDB. Outro projeto, apresentado em 2001 na Câmara dos Deputados, prevê a consulta popular sobre a instalação do Estado do Maranhão do Sul.

A proposta também aguarda votação do Plenário.

Além desses dois casos, há projetos para a criação do Estado de São Francisco, no oeste da Bahia, e do Triângulo, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
Mato Grosso também pode ser retalhado, já que há projetos para criação dos Estados de Mato Grosso do Norte e Araguaia, e do Território do Pantanal, ao sul.
A região do Oiapoque, no extremo norte do país, pode se transformar em um Território Federal.

Fonte: Roseli Abrão

Opinião: Já que eles querem dividir tudo, seria interessante o pensamento unificador do SUL em um País e deixar "eles" que dividam tudo!

Nenhum comentário: