(Por Elizabete Castro)- www.vanguardapolitica.com.br
O PV de Curitiba está com todos os caminhos abertos: candidatura própria ou aliança com quatro pré-candidaturas já colocadas do PDT, PSC, PMDB e a reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB). Todas as alternativas têm simpatizantes dentro da sigla que, com dois deputados estaduais, uma deputada federal e dois vereadores em Curitiba, passou a ter peso na disputa municipal.
No comando das negociações, a presidente estadual do PV, deputada Rosane Ferreira, garante que se tratam de conversas “pé no chão”, que passam ao largo do estilo leilão que costuma nortear alguns acordos eleitorais em curso. “Nós estamos conversando com as direções partidárias. E não são conversas fisiológicas. Estamos sentindo as tendências dentro do partido e vamos decidir com base em uma discussão de programas e políticas públicas”, afirmou.
A opção pela candidatura própria seria a preferencial, mas o PV planeja crescer nas urnas este ano, dobrando sua bancada de vereadores, e se não tiver um nome eleitoralmente viável, o partido terá que compor com outras forças. “Se tivermos uma candidatura própria arrojada, podemos avançar. Mas se for uma candidatura pífia, vai mais atrapalhar do que ajudar”, avaliou.
Rosane acha que a fórmula “com a cara e a coragem” não cabe mais nos planos do PV. “Uma coisa é eleger um vereador com uma bicicleta. Outra é ter um candidato a prefeito”, comentou a presidente do partido, numa alusão à eleição do professor Galdino para a Câmara Municipal de Curitiba. Galdino se transferiu para o PSDB depois de muitas trapalhadas e atritos com o PV.
Nesta fase das conversas, Rosane admite que a proposta mais consolidada é a do PMDB. Os contatos com o ex-deputado Rafael Greca, pré-candidato do partido, foram os que mais progrediram, afirmou. Mas também está ganhando espaço interno a discussão com o deputado federal Ratinho Junior (PSC). “O Ratinho vem sem os vícios da política, o vigor de quem está começando. Mas o Greca tem a experiência de quem já disputou. Estamos ouvindo ambos com atenção”, comparou.
O ex-deputado Gustavo Fruet será o próximo a falar ao PV de Curitiba. Rosane informou que o encontro vai ocorrer em um dia das próximas duas semanas. Antes de deixar o PSDB, Gustavo quase ingressou no PV, mas não sentiu o chão firme para sua decisão de ser candidato a prefeito.Quanto à uma coligação com o PSDB e o PSB de Ducci, Rosane confirma que já houve um aceno. “Mas foi uma reunião apenas entre eu e o prefeito. Foi uma conversa muito boa, mas eu disse ao prefeito que temos que agendar com o partido”, comentou.
A presidente estadual do PV acha que há uma certa obstrução no dialogo com o PSDB e PSB, que surgiu no passado, quando o PV estava pronto para entrar na administração de Ducci sob a condução do ex-presidente estadual Melo Viana. “Esta conversa com o PSDB não é fácil porque lá atrás tivemos um discussão muito acirrada. Não concordamos em ir para o governo do Ducci apenas para acomodar dirigentes partidários. Era uma proposta absurda e resultou na troca do comando do partido”, recordou.
Reginaldo: É jeito novo de se fazer política....quem viver verá.
5 comentários:
Reginaldo, ao final da matéria diz que com PSDB:
"A presidente estadual do PV acha que há uma certa obstrução no dialogo com o PSDB e PSB, que surgiu no passado, quando o PV estava pronto para entrar na administração de Ducci sob a condução do ex-presidente estadual Melo Viana. “Esta conversa com o PSDB não é fácil porque lá atrás tivemos um discussão muito acirrada. Não concordamos em ir para o governo do Ducci apenas para acomodar dirigentes partidários. Era uma proposta absurda e resultou na troca do comando do partido”, recordou."
Agora o PV de Antonina, através de voce e Neutinho, procuram ou foram procurados pelo pessoal novo do PSDB prá conversar Antonina. Afinal o PV não deseja mudança???
Mauricio Scarante (Masca)
É por isso Maurício que existe as conversas, os diálogos, desejamos mudança sim. Em todas as conversas que estamos tendo o nosso ponto de vista está sendo colocado o geito de administrar Antonina está sendo abordado, se não casar a idéia temos outros caminhos.
É por isso que queremos conversar com vocês, e deixo aqui a data do dia 31/03 disponível para aquele bate papo.
Bem colocadas as suas palavras meu nobre amigo Masca...bem colocadas.
"procuram ou foram procurados pelo pessoal novo do PSDB prá conversar Antonina"
...é exatamente este pessoal novo que estamos ouvindo e colocando os nossos pontos de vista da nova gestão que pretendemos para Antonina...
...não importa se alguns partidos ainda existam vícios estigmatizados, cabe a cada líder partidário comprar a ideia e dar o norte aos seus pares...
...esta é a questão, podem as ideias não serem as mesmas, porém, no final, elas devem se completarem... desde que o objetivo seja o mesmo... ANTONINA
Um abraço, o Reginaldo já agendou, vamos Conversar Antonina e você verá qual é o nosso objetivo.
Neuton Pires
vou prestar concurso p caixa e jeito é com J ...espero ter ajudado.
Depende do GEITO que você escreve, os meus caguete com JEITO certo de escrever é trauma de infância, só que para (p) Concurso da Caixa tiraria uns 7,5. Valeu pela ajuda, essa palavra é uma das 10 que eu troco as letras. É escrevendo com JEITO que se aprende. Grande Abraço.
Postar um comentário