ESTOU PARTICIPANDO

domingo, 1 de julho de 2012

TEMPORADA DE PESCA ACABOU NESTE ÚLTIMO SÁBADO 30/06


Entre os peixes mais encontrado neste último sábado 30/06 na temporada de pesca 2012 foi o TRAÍRA ou a TRAÍRA. Esse cardume se espalhou pelos rios e desembocou em nossa baía e ficou tão fácil descobrir de onde eles vieram.


Existe nos rios brasileiros um peixe de águas profundas denominado traira (Hoplias sp) . É um dos mais belos peixes pelo seu formato e coloração esverdeada escura, que vivendo nos fundos dos rios, se confunde com a lama e materiais orgânicos depositados. O peixe não é muito exigente em forma de habitat e se alimenta de outros peixes vivos ou mortos e materiais biológicos em decomposição.

Olhando de perto a traíra, o que chama a atenção e sua enorme boca armada com duas camadas de dentes, robustos e ponteagudos, firmementes implantados no maxilar e mandibula e uma poderosa musculatura facial, que confere à sua mordida, grande força destruidora e de apreensão, quando morde ou captura sua presa. 

Outra característica muito importante do peixe é sua destreza e voracidade. Aparentemente dócil e calmo, surpreende suas presas pela surpresa ou traição, dando um bote certeiro e fatal, quando os demais peixes se aproximam ou passa ao seu redor. Ou seja, passa-se de amigo para atingir seu objetivo, capturar seu inimigo.

Observando esse peixe e seu hábito na natureza, o homem trouxe para a sociedade, esse exemplo. Costuma-se classificar e apelidar as pessoas de traíra, aqueles que possuem esse hábito e costume. Na sociedade, assim é definido o traíra:

” Aquele que trai, não merece confiança, enganador, mentiroso, falso … “, entre outros adjetivos qualificativos que identificam pessoas que agem dessa forma. É muito comum no traíra, sua capacidade de dissimulação e farsatez, ora age de uma forma, ora de outra.

No Brasil, o exemplo mais contundente do traíra, refere-se a Joaquim Silvério dos Reis, que durante a conjuração mineira, delatou Tiradentes e outros inconfidentes, à Coroa Portuguesa, em troca de benefícios próprios. Graças a essa delação, Tiradentes foi condenado à morte em praça pública e seu corpo esquartejado. Não teve direito ao  sepultamento digno, como os homens de bem e honrados de sua época.

Na política, da mesma forma, é muito comum se encontrar traíra ou traíras. É nesse cenário que comumente eles aparecem. Não tem doutrina partidária e vivem a mercê da melhor oferta e oportunidade. 
ESTAMOS VIVENDO O PERÍOLDO ELEITORAL. É época de piracema da traíra nas ruas e avenidas de nossa cidade. Como o peixe é perigoso e traiçoeiro, temos que saber pescá-lo. 

É bom nos precavermos, pois ele esta pronto para dar o bote em qualquer anzol e não tem preferências por isca boa. 

Até a próxima temporada....

2 comentários:

Unknown disse...

VISITEM!!!

http://bemditopapelao.blogspot.com.br/2012/07/existe-um-traidor-entre-nos.html

Unknown disse...

VISITEM!!!

http://bemditopapelao.blogspot.com.br/2012/07/existe-um-traidor-entre-nos.html