ESTOU PARTICIPANDO

terça-feira, 8 de maio de 2012

TRE FLAGRA TENTATIVA DE TRANSFERÊNCIA IRREGULAR DE TÍTULO DE ELEITOR NO MARANHÃO

Esquema foi montado por um vereador afastado por improbidade administrativa e pré-candidato à Câmara no município de Bacuri. A Justiça Eleitoral em Bacuri (483 km de São Luís) interceptou 38 pessoas que viajaram 797 km de Belém (PA) a Serrano do Maranhão (MA) para transferir seus títulos de eleitor no último fim de semana.

No domingo, servidores do cartório de Bacuri estranharam o elevado número de pedidos de transferência do domicílio eleitoral da capital paraense para Serrano do Maranhão desde o dia anterior.
Descobriram que eles eram trazidos por ônibus supostamente fretados por um vereador afastado por improbidade administrativa e pré-candidato à Câmara no município maranhense.
De acordo com o juiz Marco Adriano Fonsêca, a população era levada de ônibus até Serrano do Maranhão, no norte do estado. De lá, táxis e vans conduziam os eleitores até o cartório eleitoral localizado a 20 km dali, em Bacuri.

O juiz disse que as 38 pessoas não informaram se receberam pagamento em troca da transferência do domicílio eleitoral. Segundo o magistrado, elas afirmaram apenas que o transporte era financiado pelo vereador Hermínio Gomes (PSDB), afastado por improbidade em 2010 e pré-candidato à Câmara este ano.

A Polícia Militar não encontrou os carros em Bacuri, mas apreendeu dois ônibus em Serrano do Maranhão na tarde de domingo. De acordo com Fonsêca, os veículos estavam estacionados em frente à casa do ex-prefeito Leocádio Rodrigues (PDT), cassado por improbidade administrativa em 2010. Ele é pai do atual prefeito, Uaunis Rocha Rodrigues (PDT), que assumiu o Executivo há oito meses. Segundo a Justiça Eleitoral, a situação política de Serrano do Maranhão é complicada.

Uaunis é o sexto prefeito da cidade nos últimos dois anos. Antecessores foram afastados ou cassados. Um deles foi preso. Para o juiz, houve tentativa de fraude do cadastro eleitoral. Segundo ele, as 38 pessoas foram identificadas e só não foram presas em flagrante por falta de espaço na delegacia. Todos os envolvidos podem ser condenados a até cinco anos de prisão.

Os políticos citados na reportagem serão notificados pela Justiça, mas ainda não foram localizados. A reportagem também não conseguiu encontrá-los.

Fonte: Folhapress e Gazeta do Povo.

N.E. Em um reino não muito distante de Bacuri-PA, as coisas não são tão diferentes, a compra de gás, pagamento de luz e água (atrasados), viagens para Clínicas e Hospitais na Capital do Reino, uns churrasquinhos de gatos regados com uma bela gelada já estão acontecendo, é velha prática em um REINO NÃO MUITO DISTANTE. Parece também que o gás, a luz e água só atrasam em época de eleição e que as dispensas so ficam vazias em época de eleição, será que esse povo todo durante os 40 meses vive do quê? Povo do Reino não Muito Distante, acordar é preciso!!!

OBS: Essa nota explicativa é mera ficção, toda e qualquer semelhança com a realidade pode ser descartada.

Nenhum comentário: